Como identificar uma planta toxica?

Como Saber Se Uma Planta é Venenosa?
Apenas conhecendo os espécimes é que se pode ter certeza que uma planta é venenosa ou não. Infelizmente olhando sem conhecer as plantas não dá, pois elas são bem semelhantes e como em qualquer jardim, tudo que é verde parece igual, não mesmo? Mas alguns sinais podem alertar a quem não conhece como plantas com cores fortes demais e que não são comuns em sua terra. Plantas estranhas a sua rotina visual são fortes candidatas a serem venenosas.
A planta não emana veneno, mas você pode se intoxicar com ela. Isso pode acontecer pelo toque ou ingestão de planta, comum em crianças que curiosas acabam por ingerir pela cor que deixa uma aparência de um bom sabor.
As Principais Plantas Venenosas Encontradas No Brasil
As mais conhecidas são comigo ninguém pode, o copo de leite, a taioba brava, bico de papagaio, mamona e pinha roxa. Essas são as mais populares, mas há muitas outras plantas que não fazem bem a saúde e deixam sintomas diversos quando ingeridas.
Alguns espécimes de cogumelo são citados também entre as plantas mais venenosas da flora mundial. O alucinógeno do cogumelo é proposital para desnortear animais que vem destruir as plantas. Contudo, a mais conhecida e popular é a copo de leite, a Zantedeschia aethiopica Spreng. Presente em alguns jardins, ela é fétida em todo o seu comprimento e acaba por deixar coceira e quando ingerida pode gerar tontura, mal estar e dores de cabeça intensas. Os lábios podem ficar inchados e pode surgir queimação intensão nos locais tocados com as mãos na planta.
Outra planta popular no Brasil e também na lista das plantas venenosas é a Manihot esculenta Crantz;. Seus outros nomes são mandioca-brava, mandioca-mulatinha, mandioca-preta ou manipeba, como é chamada no sul. Esta planta causa tontura, diarréias, sonolência, dores abdominais, convulsões musculares e coma em caso de se ingerir uma boa quantidade e não serem tomadas as providências necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages