Melhores dicas para seu jardim na casa de praia

O verão chegou, e com ele vem aquela época em que as pessoas pegam a estrada para aproveitar as férias ou finais de semana nas cidades litorâneas. Você sabia que dá para por na bagagem um espacinho para a jardinagem? Cuidar de um jardim na praia é uma atividade muito legal – mas que requer certos cuidados. Confira as dicas que preparamos para acertar no seu cantinho verde mesmo em áreas litorâneas.


Quais são as espécies de plantas que se pode cultivar em regiões litorâneas? 

Quando se fala neste assunto, a maioria das pessoas acha que se limita em tipos de grama, árvores frutíferas e principalmente as palmeiras e coqueiros. É fato que essas espécies desenvolvem-se muito bem nas praias, mas são muitas as outras espécies que se desenvolvem muito bem. Algumas delas são a bromélia imperial (Alcantarea imperialis), a onze-horas-da-praia (Lampranthus zeyheri), o girassol-de-jardim (Helianthus laetiflorus), lantana (Lantana camara) e cacto margarida (Lampranthus productus).

Antes de sair plantando, atenção! 

Se você fizer um jardim muito elaborado com diversas espécies, poderá perder parte do seu tempo livre e terá muitas responsabilidades com o jardim. Uma dica que pode ajudar é escolher plantas mais rústicas, que não exijam tantos cuidados especiais, já que você não irá estar toda hora presente para regar, tirar folhas secas, trocar a terra, entre outros cuidados que as plantinhas necessitam. Aproveite bem todo o seu espaço e tempo, busque algo bonito e prático.

O verão é a estação mais quente do ano, isso não se tem dúvida. Então, cuide do fator climático. Se a sua casa fica em um lugar com muito sol, vento, chuva ou qualquer outra adversidade climática, atente-se na hora de comprar as mudas para o jardim, pois algumas plantas possuem baixa resistência a certos fatores da natureza. Você pode procurar espécies que floresçam na mesma época em que você costuma a passar as férias na praia, porque ninguém merece perder o desenvolvimento da plantinha. Cada planta possui um mês adequado para a brotação, fique atento na hora de comprar as suas mudas.

E o solo? 

Outro cuidado é com o pH do solo, você deve sempre fazer a correção dele e dos nutrientes. Um terreno de beira de praia fica muito salino, o que pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies. Como também é normalmente muito arenoso, o ideal é que seja acrescentada terra mais argilosa para balancear o terreno, assim como matéria orgânica para que o solo fique bem concentrado e rico para o desenvolvimento de algumas espécies.

Já começou a ter ideias para o verão? Siga estas dicas e faça um lindo jardim na sua casa de praia. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages